10 dicas de fotografia para você melhorar o seu trabalho

Fotografia

Hoje em dia, com um celular na mão e câmeras semi-profissionais e profissionais por preços mais acessíveis, tirar foto é fácil. Agora, tirar BOAS fotos com belas composições é que deve ser o desafio e o diferencial do seu trabalho. Fotografia é muito mais do que apontar o celular para alguma coisa, colocar um filtro e desfocar o fundo. E colocar a câmera no automático dá aquele arrepio…

Confira 10 dicas de fotografia para você melhorar ainda mais o seu trabalho:

Fotografia
Configure bem a sua câmera

#1: Configure a sua câmera. Selecione a qualidade da imagem, balanço de cores, balanço de branco. Faça isso sempre antes de sair para fotografar, para evitar problemas e surpresas desagradáveis.

#2: Domine o básico. Não adianta criar ideias mirabolantes sem dominar obturador (velocidade), diafragma (entrada de luz) e ISO (sensibilidade à luz). Atingindo um bom equilíbrio entre esses três itens, você vai ter uma boa fotometria, ou seja, chegar no “meio do caminho” para capturar aquele momento com uma boa qualidade. Isso deixa você livre para criar composições de imagem, analisar cenários e dirigir seus modelos, caso esteja fotografando pessoas.

#3: Explore sua câmera. Ela tem diferentes modos, bem mais do que o simples “automático”. Esportes, Av, Tv, P. Leia o manual, teste. Entenda como cada um funciona e como você pode usá-los a seu favor.

#4: Fotografe em .RAW. Imagens em .jpg costumam ser muito comprimidas, o que dificulta o tratamento da imagem depois. O RAW capta muito mais informações de luz e cor.

#5: O que você quer mostrar? Pense nisso e, em seguida, como pode enquadrar seu objeto de uma forma criativa e sem distrações ao fundo. Estude composição de imagem, planos e direção de pessoas, se for o caso. Use e abuse de regra dos terços e composições diferentes como proporção áurea e linhas.

Lens flare na fotografia
Lens flare na fotografia

#6: Golden hour, bokeh e lens flare. São três super-trunfos da fotografia. Golden hour é quando o sol não está tão alto, o que proporciona uma luz incrível. Normalmente ocorre uma hora depois do sol nascer e uma hora antes dele se pôr. Aproveite o curto espaço de tempo e clique! “Bokeh” significa desfoque. Dá um efeito lindíssimo às fotos e destaca muito mais o seu objeto. Normalmente, as lentes fixas são melhores para o desfoque, por conta do diafragma mais aberto e da possibilidade de profundidade de campo. Lens flare é quando você coloca a fonte de luz em algum dos cantos do enquadramento, fazendo com que os raios fiquem refletidos nas bordas da lente.

#7: Cuidado com a luz estourada. A não ser que seja essa a sua intenção, cuide bem para não deixar a imagem bruta muito clara. Depois, fica muito difícil de consertar. O mesmo ocorre se ela estiver muito escura – para clarear, a tendência é que ela acabe ficando com ruído. Por isso, aposte na boa fotometria.

#8: Aposte no tratamento de imagem. Uma foto bem capturada é a base para um trabalho final incrível – mas o tratamento faz uma grande diferença para realçar cores, consertar pequenos erros e deixar a foto com a sua característica. Invista em cursos e pratique bastante.

#9: Faça backup. Pode parecer bobo falar, mas nunca é demais lembrar disso. Faça backup das suas fotos brutas e dos seus cartões de memória para evitar aquela dor de cabeça com o cliente.

#10: Pratique. Nada como sair por aí fotografando para se preparar bem e testar novas composições e brincadeiras com luz.

Equipamento fotográfico para alugar no CenaZERO
Alugue seus equipamentos no CenaZERO

E se precisar de equipamentos para alugar, seja câmera, lente ou luz, é só acessar o CenaZERO. Somos uma plataforma colaborativa que ajuda fotógrafos e produtores a alugar equipamentos fotográficos e audiovisuaislocaçõesveículos e objetos. Esses itens são anunciados por qualquer pessoa do Brasil e os anunciantes recebem o valor de cada diária locada de forma integral e segura.

Entra em contato com a gente por formulário ou pelo contato@cenazero.com.br .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *