7 passos para se tornar um fotógrafo profissional

Se fossemos dizer que existe um ponto positivo em meio à crise que estamos vivendo, diríamos que é a realização na carreira profissional. Se vendo desempregadas as pessoas estão procurando alternativas para trabalhar, e com isso se arriscando mais, e se entregando nos sonhos que sempre tiveram.

O número de pessoas abrindo o seu próprio negócio tem crescido cada dia mais, é desde a confecção de roupas, artesanato, fazer doces e bolos por encomendas até a carreira de fotógrafo.

Se você tem paixão por fotografia por que não se entregar nesse sonho e fazer o que sempre quis?

Se o que está faltando é um empurrãozinho, continue lendo este artigo, pois destacamos 7 passos que estão separando você de realizar o seu sonho profissional.

  1. Descubra o que realmente te faz feliz

Você gosta de trabalhar em escritório? Se sente feliz passando o dia em frente a um computador fazendo relatórios? Muitas pessoas se sentem infelizes em sua profissão e acham que é tarde de mais para correr atrás, mas acredite não é.

Descubra o que é que te faz feliz e abrace este sonho, o sol é para todos e a oportunidade pode estar na sua frente e apenas você não vê.

  1. Invista

Foi demitido? E quer usar a grana que recebeu para investir na sua nova carreira? Seja assertivo, procure se aperfeiçoar existe diversos cursos para isso inclusive alguns online gratuitos. Participe de Workshops assim você tem a oportunidade de conhecer fotógrafos que você admira e também outros que estão começando assim como você, Conhecendo pessoas da mesma área que a sua você forma a sua lista de contatos e pode até conseguir o seu primeiro Job em um destes encontros.

  1. Compre apenas o necessário

Não saia em disparada comprando vários equipamentos de fotografia, afinal você está começando ainda e claro não teve tempo para descobrir qual é a câmera perfeita para você. Então a dica que nós te damos é vá testando, mas como? Através do aluguel de equipamentos você terá a oportunidade de fotografar com diversas câmeras e lentes. Assim você pode gastar comprando apenas o que é necessário e alugar o restante de acordo com o que for necessário para a demanda de trabalho que você terá.

  1. Crie um portfólio

Vai demorar um pouco até a grana com o trabalho de fotografia começar a aparecer e para mostrar serviço nada melhor que um portfólio bem elaborado. Então se ofereça para fotografar as festas da família, entre em contato com lojas e blogueiras da região onde você mora e ofereça o seu trabalho em troca de divulgações. Quanto maior o número de pessoas vendo o seu trabalho maior são as chances de clientes aparecerem.

  1. A sua oportunidade vai chegar

Assim como em qualquer ramo você terá concorrência, passará por você fotógrafos que cobram R$100,00 e outros R$ 30.000,00 cabe a você não se abater quanto a isso, pesquise na sua região o valor médio que bons profissionais cobram e avalie a qualidade do seu trabalho e quanto você acha que deve cobrar por isso. Com certeza você encontrara clientes que se encaixem no mesmo estilo que o seu, e que acharão o seu preço justo. Existe lugar para todos no mercado da fotografia, cabe a você descobrir o seu diferencial para que possa se destacar em meio aos outros.

  1. Tenha autoconfiança ninguém terá isso por você

Acredite que você é capaz, criticas sempre existirão cabe você aperfeiçoar cada vez mais o seu trabalho e utilizar tudo como um aprendizado. Não desista na primeira derrota procure sempre aperfeiçoamento e saiba que você pode muito mais.

  1. Procure um parceiro

Se você observar que está difícil iniciar o trabalho sozinho procure um parceiro, você não precisa fazer isso sozinho, em grupos de fotógrafos iniciantes você poderá encontrar muitos parceiros com os mesmos objetivos que você.

O que achou das dicas? Acredite você nunca saberá se dará certo se não tentar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *