Aprenda a gravar uma boa entrevista para seus vídeos

Aprenda a fazer uma boa entrevista

Uma entrevista ajuda a deixar seu vídeo mais robusto e dá mais credibilidade para a produção. É só escolher alguém para dar um depoimento e fazer a pessoa falar, certo? Errado! Fazer uma boa entrevista é muito mais complexo do que parece. Extrair as melhores declarações da pessoa com quem você está conversando é uma arte. Confira aqui algumas dicas para fazer – e gravar! – uma boa entrevista:

Ambiente e luz. A primeira coisa é montar o espaço com luzes, câmeras, áudio e cadeiras, se for uma entrevista sentada. Para um aspecto mais profissional, é importante posicionar uma luz de ataque para iluminar bem o rosto do entrevistado, uma luz de compensação para tirar as sombras e uma luz de recorte, atrás, de forma a destacar a silhueta da pessoa em relação ao fundo.

Ainda é possível colocar uma luz de fundo, iluminando a parede ou algum objeto. Dá para usar uma gelatina, por exemplo, para deixar o ambiente colorido ou com o tom que você deseja dar ao visual da entrevista. O entrevistador não precisa aparecer, mas, caso seja essa a ideia, é preciso montar dois setups de luz e câmeras, um para cada pessoa.

Avalie bem a locação da entrevista. Analise o ambiente, o que você vai mostrar no fundo e cuide para que o local não chame mais atenção do que o entrevistado e o conteúdo. E lembre-se de posicionar a pessoa a uma boa distância do fundo, para poder criar o efeito de desfoque que fica muito elegante.

Enquadramento. O enquadramento depende do efeito que você quer dar à imagem e até do assunto. Imagens mais fechadas dão uma sensação de maior intimidade e imagens mais abertas, de distância. O ideal, se estiver em dúvida, é um enquadramento em plano médio ou primeiro plano. Se possível, tenha mais de uma câmera para ter imagens de ângulos diferentes e poder brincar na edição, deixando o vídeo mais dinâmico. Além disso, posicione o entrevistado sempre virado para “dentro” do quadro, mais alinhado à esquerda ou à direita. Isso dá um efeito de conversa muito bom, especialmente se o entrevistado estiver aparecendo. Neste caso, posicione ambos de forma que a imagem se complemente.

Perguntas. Pense bem nas perguntas que você vai fazer para a pessoa. Procure elaborá-las de forma que não possam ser respondidas só com “sim” ou “não”. Tenha em mente que você precisa que a pessoa fale frases completas para que possa usá-las na edição depois. Por exemplo, se o assunto for o tempo em que a pessoa trabalha em determinado segmento, não pergunte “Você trabalha na área há 25 anos?. Pergunte “Há quanto tempo você trabalha na área? Como começou?”. A tendência é que a pessoa lhe dê uma resposta mais completa.

Evite reagir. Durante a entrevista, procure não fazer muitos barulhos de reação, como “aham” ou “hmm”, porque isso atrapalha na edição depois. E não interrompa o entrevistado, isso corta o fio de pensamento e pode prejudicar a entrevista.

Áudio. Microfone lapela, gravador, boom, direcional… Há várias opções para escolher. De qualquer forma, o áudio precisa estar impecável. Para entrevistas, normalmente se usa o lapela conectado à câmera ou a um gravador ou, então, o boom.

Acima de tudo, lembre-se de que a entrevista precisa ser uma conversa, não um monólogo. Para deixar seu entrevistado ou entrevistada à vontade, é bacana montar a entrevista como se fosse um bate-papo, uma conversa. Comece com perguntas mais “óbvias” e siga para as mais profundas conforme a pessoa for se soltando. Boa gravação!

E se precisar de equipamentos fotográficos e audiovisuaislocaçõesveículos e objetos para alugar para as suas produções, acesse o CenaZERO. Somos uma plataforma colaborativa que conecta fotógrafos e produtores a quem tenha esses itens para alugar. Esses itens são anunciados por qualquer pessoa do Brasil e os anunciantes recebem o valor de cada diária locada de forma integral e segura.

Entra em contato com a gente por formulário ou pelo contato@cenazero.com.br . Estamos esperando você! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *