Como usar cores em fotos e vídeos para ajudar a contar uma história

La La Land

“Algo que eu realmente amo, que é a parte mais potente da cinematografia, é a cor. Contraste de cor, justaposição de cores, elas têm um efeito físico muito inconsciente quando assistimos a um filme.”

Seamus McGreevy, cinematógrafo

Um bom tratamento de cor faz toda a diferença em uma foto ou um vídeo. Dá vida à imagem, mas isso vai muito além de escolher um preset pronto ou simplesmente realçar as cores naturais do que você captou. Segundo o cinematógrafo Seamus McGreevy, a cor pode ajudar a dar o tom emocional para a cena. Veja esse exemplo de uma paleta de cores e emoções citada pela No Film School:

  • VERMELHO: Amor, desejo, violência, agressão, poder.
  • LARANJA: Calor, entusiasmo, amigável, felicidade, vibração.
  • AMARELO: Loucura, doença, insegurança, obsessão, sabedoria, traição.
  • VERDE: Meio ambiente, imaturidade, corrupção, ameaçador, trevas, inveja.
  • AZUL: Frio, depressão, lealdade, paz, passividade, calma.
  • ROXO: Fantasia, etéreo, erótico, realeza, místico, poder.
  • ROSA: Inocência, doçura, feminilidade, encantamento, delicadeza, beleza.
Umbridge em Harry Potter

O modo como cada filme usa as cores varia de produção para produção. Por exemplo: o vermelho normalmente é usado para demonstrar raiva e agressividade, mas, em Beleza Americana, por exemplo, é usado para representar sensualidade e fantasia. Em Harry Potter, o rosa delicado na roupa e na sala da personagem Dolores Umbridge contrasta com sua personalidade perversa.

Hue e saturação também são uma excelente forma de brincar com as cores e mudar a forma como a audiência percebe o filme e a história. Em O Mágico de Oz, por exemplo, a casa de Dorothy é monocromática e, quando ela vai para a terra de Oz, a cor é brilhante, intensa e diversa.

O Mágico de Oz

O valor das cores também pode ser aproveitado, ou seja, as propriedades mais escuras ou claras da cor. Isso pode dar uma noção de intensidade de emoções. Mas não é só no tratamento da imagem que as cores precisam ser usadas: é importante planejar a iluminação, roupas e composição de cenários também pensando conscientemente qual é o sentimento que a cena deve passar e qual cor utilizar para mostrar isso.

Em Star Wars, por exemplo, Luke começa com uma roupa branca, indicando inocência. Em seguida, um pouco mais de complexidade para o personagem: ele passa a usar cinza em O Império Contra-Ataca. Em O Retorno do Jedi, Luke passa a usar preto. E, por fim, em O Último Jedi, ele usa cores neutras, para indicar que se afastou da Força.

E não esqueça, no CenaZERO, há locações, equipamentos fotográficos e audiovisuaisveículos e objetos para alugar para as suas produções. Somos uma plataforma colaborativa que conecta fotógrafos e produtores a quem tenha esses itens para alugar. Esses itens são anunciados por qualquer pessoa do Brasil e os anunciantes recebem o valor de cada diária locada de forma integral e segura.

Entra em contato com a gente por formulário ou pelo contato@cenazero.com.br . Estamos esperando você! 🙂

Fonte: No Film School

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *