Conheça as 22 regras da Pixar para melhorar o seu storytelling

Toy Story é um dos filmes mais famosos da Pixar

Filmes da Pixar? Amamos. Além de emocionar o público, a empresa virou referência em storytelling (narrativa, capacidade de contar histórias relevantes). Inclusive, eles compartilham dicas com quem quer aprender a escrever roteiros melhores. Para produtores de vídeo e filmmakers, o roteiro é essencial, seja a história uma ficção ou um retrato da realidade. Afinal, por trás de um bom filme ou vídeo, está um bom roteiro.

Divertidamente faz o público se identificar com emoções
Divertidamente faz o público se identificar com emoções

Confira as 22 regras da Pixar para um bom storytelling:

#1: Você precisa admirar um personagem mais por tentar do que por sucesso.

#2: Tenha em mente o que é interessante para você como audiência, não o que é legal fazer como escritor. Isso pode ser bem diferente.

#3: Definir um tema é importante, mas você só vai perceber do que realmente se trata a história ao chegar no fim. Aí reescreva.

#4: Era uma vez um/uma______. Todos os dias, ________. Um dia, _______. Por causa disso, ______. Por causa disso, _______. Até que, finalmente, _________.

#5: Simplifique. Foque. Combine personagens. Passe longe de desvios. Você vai sentir que está perdendo coisas valiosas, mas isso te liberta.

Up foi um dos filmes mais emocionantes da Pixar
Up foi um dos filmes mais emocionantes da Pixar

#6: O que seu personagem faz bem? Com o que ele se sente confortável? Jogue o oposto nele. O desafie. Como ele lida com isso?

#7: Crie o final antes de saber o que acontecerá no meio. Sério. Os finais são difíceis, adiante o seu.

#8: Termine sua história, desapegue, mesmo que não está perfeito. Em um mundo ideal, você consegue as duas coisas, mas siga em frente. Melhore da próxima vez.

#9: Quando você está bloqueado, faça uma lista do que NÃO aconteceria em seguida. Muitas vezes, o material para que você se desbloqueie aparece.

Wall-E fez o público se identificar com um simpático robô
Wall-E fez o público se identificar com um simpático robô

#10: Escolha as histórias que você gosta. O que você gosta nelas é parte de você: você precisa aprender a reconhecer antes de usar isso.

#11: Colocar no papel faz com que você comece. Se uma ideia perfeita ficar na sua cabeça, você nunca vai compartilhar com ninguém.

#12: Descarte a primeira coisa que vem à cabeça. E a segunda. E a terceira, quarta, quinta – tire o óbvio do caminho. Surpreenda a si mesmo.

#13: Dê opiniões aos seus personagens. Um personagem passivo ou maleável pode parecer agradável de escrever, mas é veneno para a audiência.

#14: Por que você precisa contar ESSA história? Qual é a crença queimando dentro de você da qual sua história se alimenta? Qual é o coração dela?

#15: Se você fosse seu personagem, nessa situação, como se sentiria? Honestidade dá credibilidade para situações inacreditáveis.

#16: O que está em jogo? Nos dê razão para torcer pelo personagem. O que acontece se eles não se derem bem? Coloque as probabilidades contra o sucesso.

#17: Nenhum trabalho é desperdiçado. Se não está funcionando, desapegue e deixe ir – vai voltar para se tornar útil mais tarde.

#18: Você precisa se conhecer: a diferença entre fazer o seu melhor e ficar dando voltas. História é experimentar, não refinar.

#19: Coincidências para colocar os personagens em problemas são ótimas. Coincidências para tirá-los são trapaça.

#20: Exercício: pegue os tijolos-base de um filme que você não gosta. Como você os rearranjaria de uma forma que VOCÊ gosta?

#21: Você precisa se identificar com sua situação/personagens, não pode simplesmente escrever de qualquer jeito. O que faria VOCÊ agir daquela maneira?

#22: Qual é a essência da sua história? O jeito mais econômico de contá-la? Se você sabe disso, pode construir a partir daí.

Aproveite essas dicas, faça um roteiro incrível e aproveite as facilidades do CenaZERO! Somos uma plataforma colaborativa que ajuda fotógrafos e produtores a alugar equipamentos fotográficos e audiovisuaislocaçõesveículos e objetos para suas produções. Esses itens são anunciados por qualquer pessoa do Brasil e os anunciantes recebem o valor de cada diária locada de forma integral e segura.

Entra em contato com a gente por formulário ou pelo contato@cenazero.com.br .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *