Dicas para manutenção e limpeza de equipamentos fotográficos

Todo bom fotógrafo sabe que é necessário muito cuidado com os equipamentos fotográficos. Você não pode apenas usar e guardar em qualquer lugar, é necessário fazer uma manutenção. Se você é novo nessa área precisa aprender sobre o assunto, por isso selecionamos algumas dicas de limpeza de equipamentos fotográficos.

Seu equipamento não vai durar a vida toda, mas os cuidados vão ajudar na preservação. Está pronto para aprender dicas de limpeza de equipamentos fotográficos, manutenção, como guardar e até como evitar acidentes? Nossa primeira dica é sobre a forma como deve guardar, você deve evitar deixar ele em locais úmidos e empoeirados.

Reserve um lugar arejado, que não peguem sol, longe de umidade e poeiras. Não deixe as lentes por muito tempo em cases, ele pode mofar a sua lente. Os fotógrafos que moram no litoral devem ter ainda mais atenção para manter uma boa vida útil de seus equipamentos. Confira outras dicas de manutenção e limpeza de equipamentos fotográficos:

– Use os acessórios próprios para proteger sua câmera e lentes, nunca dispense as bags, películas e anéis para lente, eles são os mais importantes;

– Tenha cuidado na hora de trocar a lente, troque em lugares sem vento, longe de muita movimentação de pessoas e de animais. Depois que trocar tampe a lente que retirou e guarde corretamente;

– Se seu equipamento não é a prova d’água você deve tomar cuidado até com respingos de água, chuva, garoas e outras coisas;

– Na hora de guardar retire tudo da câmera como bateria e cartão de memória;

– Os equipamentos não gostam de mudanças de temperatura, se você vai viajar para um lugar muito frio, preste atenção nessa brusca troca de temperatura, ela pode fazer com que seu equipamento pare de funcionar;

– Sua câmera vai sujar, isso é fato, muitas vezes é inevitável que a poeira entre em todos os cantinhos da câmera. Nossa dica para você é comprar um kit de limpeza com uma flanelinha, um líquido não-corrosivo e uma bombinha para soprar ar e remover as impurezas.

Na hora de fazer a limpeza das lentes é importante tomar também bastante cuidado, elas são sensíveis e caras, por isso não faça uma manutenção de qualquer jeito. Separe um dia para fazer essa limpeza, e não tenha pressa. Para limpezas mais rápidas como tirar marca de dedos, a dica é ter sempre uma flanelinha com você. Assim você evita de passar qualquer coisa e arranhar.

A leitura do manual também é importante, temos o costume de nunca ler o manual, mas para que seu equipamento dure por mais tempo é importante ter esse cuidado. Se está com seu equipamento por muito tempo guardado e não usa com frequência, a dica é alugar. Você pode obter uma renda extra e não precisa fazer nada, conheça o CenaZERO e aproveite os benefícios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *