Empresa de drones DJI pode ser prejudicada após declaração de governo dos EUA

Em maio, o governo dos Estados Unidos deu início a um conflito com a empresa de telefonia Huawei – o país proibiu a empresa chinesa de fazer negócios com as americanas, acusando-a de espionagem. Agora, o alvo é a fabricante de drones DJI.

A Agência de Segurança de Cibersegurança e Infraestrutura dos Estados Unidos disse para as empresas americanas terem cuidado com drones chineses, porque “podem conter componentes que podem comprometer dados e compartilhar informações em um servidor acessado pela companhia”.

Segundo o Gizmodo, algo similar já tinha acontecido em 2017, quando os oficiais de segurança americanos afirmaram que os drones e softwares da DJI cedem dados críticos sobre infraestrutura e policiamento ao governo chinês. Na época a empresa negou as acusações e não há evidências públicas para validar a colocação dos Estados Unidos.

O diretor de parcerias estratégicas da DJI, Jan Gasparic, afirmou, em entrevista à Fox, que o dado dos clientes é somente deles e fica apenas armazenado no drone. “Nosso negócio não é dados, nosso negócio é produzir drones”, afirmou. “Não fazemos nada com os dados, não temos acesso a eles”.

Ainda não há um decreto oficial (como foi o caso da Huawei) que proíba as empresas americanas de utilizar a DJI. Por enquanto, foi apenas um alerta, mas se virar uma proibição, o mercado americano e a empresa chinesa podem sair muito prejudicados. Mais de 80% dos drones que voam nos Estados Unidos são da DJI.

Drone DJI Phantom 4
Drone DJI Phantom 4

O CenaZERO é uma plataforma colaborativa que ajuda fotógrafos e produtores a alugar equipamentos fotográficos e audiovisuaislocaçõesveículos e objetos. Esses itens são anunciados por qualquer pessoa do Brasil e os anunciantes recebem o valor de cada diária locada de forma integral e segura.

Entra em contato com a gente por formulário ou pelo contato@cenazero.com.br .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *