Saiba como fotógrafos e videomakers podem conseguir mais seguidores no Instagram

Poste com frequência no Instagram

A pesquisa Internet Trends deste ano, elaborada pela Bond Capital, empresa de tecnologia e investimentos, apontou que passamos mais de 3 horas do nosso dia mexendo no celular. Para completar, hoje, passamos mais tempo no Instagram e no YouTube do que passamos vendo TV.

Outro estudo, apontou, no fim do ano passado, que o Instagram é a rede social que mais gera engajamento. Essa rede, então, é essencial para divulgar o seu serviço ou produto, especialmente para fotógrafos ou produtores de vídeo, que trabalham com imagem. Mas como aumentar o número de seguidores no Instagram?

Hoje, os seguidores dão muita credibilidade, por isso, sim, é importante ter muitos, mas de forma qualificada. Comprar seguidores, uma prática que costumava ser comum, não é indicado para que o Instagram ajude a fazer o seu negócio crescer.

Aumente seus seguidores no Instagram
Aumente seus seguidores no Instagram

Confira abaixo algumas dicas de como aumentar o seu número de seguidores e usar melhor o Instagram:

PERFIL

Arrume a descrição e deixe seu perfil mais atrativo. Use seu nome pessoal, mesmo que o perfil seja empresarial. Altere seu nome e usuário para algo simples, mas que represente bem você ou sua marca. Lembre-se também que as pessoas vão marcar você, então não pode ser um usuário complicado. Se possível, evite números – a não ser, claro, que sua empresa tenha números no nome. Coloque também o endereço do seu site ou serviço – hoje, o Instagram permite um link no perfil. Sua descrição também deve ser atrativa e breve – se possível, use emojis (mas não exagere). Também é importante manter o perfil público.

BOAS IMAGENS

Melhore as fotos e vídeos que você publica no seu perfil. O foco do Instagram é imagem. Por isso, é importante que você tire fotos de qualidade – e trate as imagens também. Aposte em bons enquadramentos, perspectiva e desfoque no fundo para deixar as suas fotos mais bonitas. Os filtros do Instagram são bons, mas, se puder, use um aplicativo específico para tratar as fotos, como o Adobe Lightroom, Autodesk Pixlr, Snapseed e Photoshop Mix. Outra dica é: use a localização. Assim, sempre que alguém pesquisar por aquele local, sua foto estará entre as que aparecem. Nos posts, use chamadas de ação: peça para seus seguidores comentarem o post, marcarem os amigos. Assim, você incentiva o engajamento. Última dica: aposte em cores vivas. Amarelo, vermelho, azul, laranja. Seja no tratamento das fotos ou no próprio objeto que está clicando.

BOM CONTEÚDO

Além de postagens com legendas rápidas, escreva conteúdos maiores e com qualidade, dando informações, dicas ou contando histórias. Até três parágrafos costuma ser um bom tamanho. O tamanho máximo de texto a ser postado é de 2.200 caracteres.

HASHTAGS

Use hashtags. Elas são feitas para que as pessoas lhe encontrem. Aposte em palavras-chave que tenham a ver com o seu conteúdo. Faça uma análise e veja como pessoas que representam seu público-alvo pesquisam no Instagram. Isso vai ajudar você a definir as hashtags para usar. Podem ser utilizadas até 30. Uma alternativa, para deixar sua legenda mais “limpa” é colocar as hashtags no primeiro comentário do post. Funciona da mesma forma.

DESTAQUES

Crie destaques temáticos para categorizar seus melhores stories ou algum conteúdo que você não queira que seus seguidores “percam”. Afinal, os stories só aparecem para quem lhe segue por 24 horas. Armazená-los nos destaques os deixa ali no seu perfil até você decidir removê-los.

Poste com frequência no Instagram
Poste com frequência no Instagram

FREQUÊNCIA

Isso é muito importante. Publique todos os dias, de 1 a 2 fotos no feed, pelo menos 5 ou 6 stories e um vídeo ao vivo, sempre na mesma hora. Aposte também em vídeos produzidos por você, eles dão muita credibilidade e engajamento, sejam registros de algo que você viu ou vídeos seus passando conteúdo. Só com uma maior frequência de posts e com um uso adequado das hashtags, você pode conseguir uma média de 10 a 20 seguidores por dia.

SIGA MAIS GENTE

Siga o máximo de pessoas que puder. Essa é uma alternativa controversa, mas ajuda. Uma parte dessas pessoas lhe seguirá de volta, especialmente se seu conteúdo for de qualidade. Muita gente não gosta dessa estratégia porque acaba ficando uma mistura de conteúdo na timeline. Ainda assim, sempre dá para deixar de seguir mais tarde. Outra forma de qualificar esse público é: pesquise seus concorrentes e siga quem os segue.

INTERAÇÃO

Interaja com seus seguidores e clientes: isso é essencial. Responda dúvidas, comentários, inbox, peça para seus clientes lhe marcarem, faça parcerias com outras pessoas ou marcas.

Peça para seus seguidores marcarem você
Peça para seus seguidores marcarem você

CONTA COMERCIAL

Passe a sua conta para comercial. Com isso, você conseguirá ver estatísticas, fazer anúncios, possibilidade de colocar e-mail, telefone e endereço, caso queira. Só fique atento ao seguinte: você precisará, obrigatoriamente, fazer uma fanpage no Facebook também para conectar as contas. E se você escolher reverter a conta de volta para pessoal, perderá estatísticas.

ANUNCIE

Promova as suas melhores postagens ou crie posts específicos para atrair mais pessoas para o seu perfil.

Não esqueça: hoje, um Instagram é sinônimo de credibilidade, especialmente para quem trabalha com imagem. E se precisar de algum equipamento para o seu trabalho, acessa o CenaZERO, há várias opções de câmeras Sony para alugar. O site é uma plataforma colaborativa que ajuda fotógrafos e produtores a alugar equipamentos fotográficos e audiovisuaislocaçõesveículos e objetos. Esses itens são anunciados por qualquer pessoa do Brasil e os anunciantes recebem o valor de cada diária locada de forma integral e segura.

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Fonte: AppTuts e Neli Patel

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