Saiba como se tornar um fotógrafo de destaque: entrevista com Robison Kunz

Fotógrafo de casamento Robison Kunz em entrevista para o CenaZERO

Fotografia de casamento no Brasil.

Robison Kunz é um dos grandes nomes que vêm à cabeça ao pensar na frase acima. Focado no registro emocionante e espontâneo, ele está no mercado há 13 anos e acumula prêmios de destaque como Fearless Photographers, Wedding Photographers, Lente de Ouro, Inspiration Awards, Art Award e Bride Association.

Robison também se dedica ao ensino. Ele percorre o Brasil há 6 anos fazendo workshops e dando palestras. Atualmente, está no ar com a Semana da Autoria, dando aulas gratuitas online, além do curso O Poder da Autoria e lives semanais nas redes sociais. Por isso, ele não hesitou em receber a equipe do CenaZERO em seu estúdio, localizado em Picada Café, município da serra gaúcha, para compartilhar conhecimento.

“Em um mercado onde a fotografia evoluiu muito no Brasil, não basta mais ser bom”, declarou. “Precisa ser diferente, único, fazer com que as pessoas percebam que o Robison tem uma personalidade, uma linguagem, ou o que eu chamo de uma autoria, e conseguir passar isso para as pessoas.”

E como se tornar um fotógrafo único? Para Robison, saber onde buscar boas referências e informações é essencial para melhorar o trabalho na fotografia. “A Internet está aí com muita coisa boa e muita coisa ruim o tempo todo. Por isso, é bom beber de boas fontes, de bons chás, para saber o que é mais legal e o que não é tão legal assim”. Segundo o fotógrafo, há duas técnicas bem importantes para aprender e se aperfeiçoar: direção de pessoas e o momento decisivo.

A direção de pessoas, para Robison, é mais do que simplesmente pedir para a noiva colocar a mão no vestido, por exemplo. “É preciso se conectar com elas, fazer com que as outras pessoas vejam e sintam que é espontâneo. Esse é o grande tendão de aquiles dos fotógrafos do Brasil”.

O momento decisivo, segundo o fotógrafo, não é difícil de captar. O desafio está em fazer isso de forma consciente. “Mesmo com a evolução dos nossos equipamentos, que clicam várias fotos por segundo, tu ter o momento decisivo, com uma luz perfeita, uma composição perfeita e contando uma história certa, é muito difícil”, diz. Mas e como conseguir isso? “Uma coisa é mostrar o momento decisivo. Outra é fazer as pessoas sentirem o momento decisivo”.

“É treino e estudo”, ele complementa. “No esporte, você tem um treinador que diz ‘faz tantas flexões, corre tanto’, ele vai te dar uma regra de treino para você começar a evoluir”. Mas Robison deixa claro: não adianta só sair fazendo. “Antes do treino vem o estudo. Só escutar o treinador não vai resolver. Se você só fazer sem escutar um treinador, também não vai resolver. Fazer as duas coisas tende a dar muito certo”. Para isso, ele destaca: é importante estudar luz, composição e posicionamento.

Confira o vídeo com a entrevista completa aqui:

Diferença entre ensaio e casamento

Robison conta que trabalha de forma diferente nos ensaios e no dia do casamento. Na primeira ocasião, ele joga ações para colher reações e, a partir daí, captá-las. “O Robison trabalhando no casamento é bem diferente, porque lá não estou ‘ensaiando’ nada. Lá, estou documentando”. Ele ainda diferencia os tipos de fotógrafos: o que cria histórias e o que conta histórias.

“O cara que cria é aquele que no dia diz ‘faz o seguinte, vai lá dar um abraço no pai, arruma o vestido ali’. Eu sou contador de histórias. Eu sou o cara que não fala nada naquele momento, sem interferência, sem participar ou modificar. Meu desafio é estar no lugar certo, na hora certa, de frente para a cena, sem que as pessoas me percebam.”

Legal, né? E se precisar de equipamentos para alugar, seja câmera, lente ou luz, é só acessar o CenaZERO. Somos uma plataforma colaborativa que ajuda fotógrafos e produtores a alugar equipamentos fotográficos e audiovisuaislocaçõesveículos e objetos. Esses itens são anunciados por qualquer pessoa do Brasil e os anunciantes recebem o valor de cada diária locada de forma integral e segura.

Entra em contato com a gente por formulário ou pelo contato@cenazero.com.br .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *