Saiba mais sobre disparadores para câmeras fotográficas

A gama de velocidades de obturador na maioria das câmeras não passa de 30 segundos em modo Manual e, apesar disso ser suficiente para algumas cenas noturnas bem iluminadas, a maioria das cenas noturnas requer exposições muito mais longas.

O mesmo se aplica para fotos em estúdio, light painting e outros efeitos especiais.

Para fazer exposições muito longas, você vai precisar ajustar a velocidade ou modo do obturador para B (Bulb) e usar um disparador com o fio ou um disparador remoto sem fio.

Estes estão disponíveis para quase todas as câmeras. Um disparador manual consiste basicamente de uma chave travadora que mantem o obturador aberto pelo tempo que a chave estiver acionada ou até que se acabe a bateria da câmera.

Apesar de câmeras mais novas terem disparadores específicos para a marca, câmeras mais antigas de filme, assim como a maioria das câmeras de médio ou grande formato, usam disparadores mecânicos universais com fio.

Para qualquer um que vá fazer longas exposições regularmente ou qualquer um interessado em traços de estrelas, um disparador de obturador com timer embutido é altamente recomendável.

A diferença de preços entre disparadores de marca e genéricos pode ser substancial. Parece que os disparadores temporizados da Canon e da Nikon são fabricados por outra empresa e depois recebem as marcas e os temporizadores de reposição são vendidos por cerca de um terço do preço.

A grande vantagem desses disparadores temporizados é que eles podem ser programados para fazer exposições, ou sequências de exposições, de quase qualquer duração.

Não possui uma câmera e nenhum dos equipamentos citados?

O CenaZERO é um site que vai te ajudar muito. É possível fazer a locação de equipamentos fotográficos de qualidade e produzir o que deseja. Agora que já conhece o CenaZERO você também pode obter uma renda extra alugando o que você tem em casa e o melhor não precisa fazer nada.

Fonte: Blog – Focus Escola de Fotografia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *